Vendas do Dia das Mães têm primeira queda em 13 anos, diz Serasa
Recuo foi de 2,6% na semana da data frente ao mesmo período de 2014.
Em SP, consumidores foram ainda mais cautelosos e vendas caíram 4,9%.
O Dia das Mães foi fraco para o comércio do país. Pela primeira vez em 13 anos, as vendas na semana da data comemorativa recuaram em relação ao ano anterior. A queda, segundo a Serasa, foi de 2,6%, a primeira registrada na série do indicador, que tem início em 2003.
No final de semana do Dia das Mães, a queda foi mais significativa, de 3,9% em todo o país na comparação com o mesmo período de 2014.
Os paulistanos seguraram ainda mais a carteira no bolso: na cidade de São Paulo, as vendas caíram 4,9% na semana, e 6% no fim de semana do Dia das Mães, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo a Serasa, contribuíram para a queda nas vendas a alta da inflação, o alto custo do crediário e a queda nos níveis de confiança dos consumidores.
Shoppings
Nos shoppings do país, a associação dos lojistas estima que as vendas tiveram o menor crescimento em sete anos, entre 0,5% e 1%.
A expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) era de que o Dia das Mães em 2015 registrasse o pior volume de vendas desde 2004. A entidade previu aumento de 0,5% em comparação com 2014 e um movimento de cerca de R$ 6,5 bilhões.
Fonte: g1.globo.com