O volume do setor de serviços acumula queda de 2,3 % em março em relação a fevereiro, segundo informou nesta sexta-feira (12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número já considera ajustes sazonais.

O resultado é o pior para março desde o início da série iniciada em 2012 e interrompe uma sequência de quatro meses de crescimento.

Houve revisão dos dados e foi registrado crescimento de 0,4% em fevereiro (ante 0,7% divulgado anteriormente) e estagnação de 0,0% em janeiro (ante 0,2%).

Na comparação com março de 2016, o setor registrou retração de 5,0% (na série sem ajuste sazonal), acompanhando as quedas de 5,3% em fevereiro (número revisado) e 3,5% em janeiro. Com isso, a taxa acumulada no ano ficou em -4,6% e, em 12 meses, -5,0%.

Por atividade

Por atividade, todos os segmentos apresentaram queda em relação a fevereiro de 2017, na série com ajustes. Os serviços prestados às famílias caíram 2,1%; outros serviços, 1,2%; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, 1,1%; serviços profissionais, administrativos e complementares, 0,8%; e serviços de informação e comunicação, 0,4%. Já o agregado especial das atividades turísticas teve crescimento de 0,9% ante fevereiro.

Receita

A receita nominal em março registrou recuo de 1,0% em relação a fevereiro (na série com ajuste sazonal) e na comparação com mesmo mês do ano anterior, apresentou alta de 1,0% (série sem ajuste). A taxa acumulada no ano ficou em 1,1% e, em 12 meses, 0,1%.

Fonte: g1.globo.com

<< Voltar

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?