O sistema do Banco Central (BC), Registrato, ganhou uma nova funcionalidade que começou a operar nesta segunda-feira (24/1) e permite que o cidadão consulte valores à receber de instituições bancárias. Antes o sistema era voltado apenas para dívidas, informações sobre contas bancárias e saída de dinheiro para o exterior.

O se houver saldo para receber a transferência desse dinheiro poderá ser feita de duas formas: através do preenchimento dos dados no sistema (contato, instituição bancária e forma de pagamento). Caso o banco tenha escolhido um termo específico para o recebimento, o pagamento será feito através do PIX da conta salva no Registrato.

Nesse primeiro momento o Registrato vai divulgar a verba de 3,9 bilhões de valores em rateio de sobras líquidas de associados de cooperativas de crédito grupos de consórcio extintos, contas correntes, poupanças encerradas e não sacadas, cobranças indevidas de crédito e cotas de capital.

Durante todo o ano o BC deve fazer a ampliação da consulta de valores vindos de cobranças indevidas de crédito, contas pré-pagas ou o pós-pagas encerradas com saldo disponível, contas encerradas em corretoras ou distribuidoras de títulos e valores imobiliários e de valores mobiliários de outras situações que resultem em valores a ser devolvidos reconhecidos pelas instituições financeiras.

Fonte: Agência Brasil

<< Voltar

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?