Prefeito de Campo Belo, Marco Túlio Lopes Miguel, é sepultado em 19/05
Prefeito foi enterrado no Cemitério Paroquial na manhã desta terça (19).
Marco Túlio Miguel estava internado com pneumonia e morreu aos 47 anos.
O prefeito de Campo Belo, Marco Túlio Lopes Miguel (PSDB), de 47 anos, foi sepultado na manhã desta terça-feira (19) no Cemitério Paroquial da cidade. Milhares de pessoas acompanharam o velório, que aconteceu na Igreja Matriz de Campo Belo, e seguiram em cortejo até o cemitério.
Marco Túlio lutava contra um câncer no intestino e estava internado há uma semana com pneumonia. Ele morreu no iníco da tarde desta segunda-feira (18) na Santa Casa de Campo Belo.
O corpo do prefeito foi velado desde a noite da segunda-feira até a manhã desta terça-feira na Nova Matriz de Campo Belo. O corpo chegou à igreja por volta das 20h e foi aplaudido por centenas de pessoas.
A fila formada pra dar o último adeus ao prefeito foi grande. Homens do Tiro de Guerra ajudaram a fazer um isolamento ao redor do caixão, onde ficaram apenas os pais, irmãos e amigos mais próximos.
"Um grande reconhecimento. Ele deixou um legado muito bonito pra família e pra nossa cidade", disse o irmão do prefeito, Alexander José Miguel.
O prefeito em exercício, Richard Miranda (PSDB), que era vice de Marco Túlio, chegou a passar mal na segunda-feira quando soube da notícia, mas teve alta da Santa Casa e também foi se despedir no velório.
"Marco Túlio deixa a vida para entrar para a história de Campo Belo e de toda a região, deixa pra nós um legado de honestidade, de responsabilidade, de eficiência. Vai ficar marcado na história de Campo Belo tudo aquilo que ele realizou", declarou Richard Miranda.
Uma missa ecumênica marcou o fim do velório. O caixão com o corpo do prefeito saiu da igreja por volta de 10h20 rumo ao Cemitério Paroquial. Apenas familiares e amigos mais próximos puderam participar do sepultamento, e depois, a entrada no cemitério foi liberada a todos os moradores que quisessem se despedir do prefeito.
A Prefeitura Municipal decretou luto de sete dias no município. Na segunda-feira, dia da morte do prefeito, foi decretado feriado municipal e nesta terça-feira foi determinado ponto facultativo no expediente dos servidores municipais.
Repercussão
Na noite da segunda-feira, durante o velório na Igreja Matriz, algumas autoridades marcaram presença e falaram sobre o prefeito Marco Túlio.
Marcus Pestana, deputado federal (PSDB): "Foram sete anos lutando contra o câncer, eu acompanhei de perto esse sofrimento, mas ele, pelo o amor a Campo Belo, ele se superava. Claro que todos nós viemos nos preparando, acompanhando a luta, o avanço da doença, mas ele tinha muita energia. Ele conseguiu driblar a doença muitas vezes, até que ele não resistiu mais."
Antônio Jorge, deputado estadual (PPS): "Nós viemos hoje prestar essa solidariedade, fazer a nossa despedida ao amigo Túlio, prestar a nossa homenagem à família também. Ele deixa um legado para a cidade, para a história de Campo Belo, deixa um grande exemplo. Era uma pessoa guerreira, lutadora."
Flávio Bechir, vereador de Campo Belo (PSD): "Campo Belo perdeu um grande guerreiro, um grande prefeito, um homem que trabalhou por Campo Belo, [ele] lutou até o último sinal que deu a sua vida, ele lutou."
Vice-prefeito assume
A lei orgânica do município determina que, em caso de morte do prefeito, o vice deve assumir imediatamente. Esse procedimento é feito com a assinatura de um documento junto à procuradoria jurídica. A partir da assinatura do documento, Richard Miranda de Resende será oficialmente o novo prefeito.
Segundo o prefeito em exercício, Richard Miranda, a cerimônia está marcada para às 18h desta terça-feira na Câmara Municipal de Campo Belo. Ainda segundo Richard, no início da tarde, os vereadores se reúnem para discutir detalhes da cerimônia.
Morte do prefeito
O prefeito estava internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) da Santa Casa da cidade desde o dia 11 de maio para tratar de uma pneumonia, mas não resistiu. Ele morreu no início da tarde do dia 18 de maio.
Segundo assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Campo Belo, a causa da morte de Marco Túlio foi pneumonia seguida de uma insuficiência respiratória aguda. Além da infecção, o prefeito lutava contra um câncer no intestino há seis anos e nos últimos meses a doença teria evoluído, afetando outros órgãos.
Caminho político
Marco Túlio Lopes Miguel nasceu em 6 de agosto de 1967. Formou-se em direito na Universidade de Alfenas. Ele começou na política atuando em campanhas de ex-prefeitos de Campo Pelo. Participou de dois mandatos consecutivos como assessor de governo do prefeito Romeu Tarcísio Cambraia.
Em 2010, se candidatou a deputado estadual pelo PSL, mas não foi eleito. Já em 2012, pelo PSDB, Marco Túlio venceu a eleição para prefeito de Campo Belo para o mandato de 2013 a 2016 com 48,82% dos votos válidos.
Em agosto do ano passado, o prefeito, o vice e sete vereadores, além de suplentes, foram afastados dos cargos pelo Tribunal Regional Eleitoral. Eles foram condenados por abuso de poder político, econômico e compra de votos nas eleições municipais de 2012.
O prefeito e o vice conseguiram retornar ao cargo por meio de uma decisão judicial no início de setembro de 2014. Marco Túlio era solteiro e não tinha filhos.
Fonte: g1.globo.com