Medo do desemprego voltou a subir em dezembro, diz pesquisa da CNI
Índice divulgado a cada 3 meses havia caído em setembro, mas voltou a subir no final de 2016, para 64,8 pontos.
O resultado de uma pesquisa trimestral feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado nesta sexta-feira (6) aponta que o medo dos brasileiros de perder o emprego voltou a aumentar no fim de 2016.
De acordo com a entidade, o Índice de Medo do Desemprego, que na pesquisa anterior, divulgada em setembro, havia registrado queda e ficou em 61,2 pontos, voltou a subir em dezembro e chegou a 64,8 pontos.
O indicador varia de zero a cem pontos. Quanto mais alto, maior é o medo do desemprego.
Em nota, a CNI avalia que a queda verificada em setembro refletia uma melhora da confiança na economia, em meio ao processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. E que a nova alta no indicador está ligada à manutenção da recessão, do aumento do desemprego e da inflação no país.
“Conforme a pesquisa, o medo do desemprego é maior na região Nordeste, onde o indicador subiu para 70 pontos em dezembro, valor 11,3 pontos acima do verificado no mesmo mês de 2015. No Sul, o medo do desemprego diminuiu de 63,2 pontos em dezembro de 2015 para 57,8 pontos em dezembro de 2016, e é o menor entre as regiões do país”, informou a CNI na nota.
O levantamento trimestral foi feito com 2.002 pessoas em 141 municípios entre 1º e 4 de dezembro de 2016.
Fonte: g1.globo.com