CAMPO BELO PODERÁ SER PIONEIRA NA TRANSFORMAÇÃO DE LIXO EM BENEFÍCIO AGRÍCOLA EM ESCALA
No período de janeiro de 2016 a agosto de 2017, o produtor Sr. Marco Antonio Costa, participou do Programa Empreender- uma parceria entre a CACB – Confederação das Associações Comerciais Brasileiras, FEDERAMINAS – Federação das Associações de Minas, SEBRAE Minas, ACECB e a Prefeitura de Campo Belo. Na ocasião, foi disponibilizado ao Núcleo Setorial Café com Leite, formado por vários produtores do ramo, um projeto audacioso, que acabou virando CASE de SUCESSO por ser inédito.
A Usina transforma dejetos bovinos e vários outros materiais orgânicos em adubo, composto que além de proteger o meio ambiente, retorna para a lavoura de café, milho e outras culturas aumentando a produtividade e reduzindo a utilização de agrotóxicos. Por ser visionário e preocupado com o desenvolvimento sustentável, recentemente Marco Antonio procurou o Prefeito Dr. Alisson de Assis e o Secretário de Desenvolvimento, Sr. Eustáquio de Azevedo Silva, para apresentar um novo projeto, também PILOTO, que poderá envolver toda uma cadeia produtiva, trata-se de um equipamento que transforma lixo, exceto ferros e metais pesados, em adubo mineralizado, pronto para o consumo nas lavouras.
Enquanto o primeiro projeto Usina de Compostagem produz adubo orgânico enriquecido, a nova proposta é a transformação do lixo (praticamente quase tudo) em um composto de adubo mineralizado de absolvição imediata pela lavoura. Um projeto que vem de encontro com a proposta do Prefeito Dr. Alisson, cujo o Desenvolvimento Econômico, além de fortalecer a economia com geração de emprego e renda, deve estar preocupado com uma questão mundial - a SUSTENTABILIDADE. Nesta última sexta feira 17/08 os técnicos Laércio Cristino Martins, e José Itamar de Almeida, Chefes das Divisões Indústria e Comércio - Agricultura, Pecuária e Pesca, respectivamente, estiveram em visita institucional à propriedade do produtor Sr. Marco Antonio, onde funciona a Usina de Compostagem, para conhecer melhor a nova proposta do empreendedor, onde comprovaram a importância e o grande beneficio ambiental oferecido pelo novo projeto.
O equipamento poderá ser instalado junto às esteiras de triagem do aterro sanitário, recebendo todo o lixo úmido dentre outros para o processamento imediato, no qual o lixo se transformará em benefício, garantindo que a rotina dos recicláveis não sofrerá alteração alguma, além do composto mineralizado, o projeto irá reduzir consideravelmente o volume de lixo a ser aterrado, contribuindo para a redução do impacto ambiental no município.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Belo/MG