ACE realiza reunião com o núcleo Café & Leite do Programa Empreender
A Associação Comercial e Empresarial de Campo Belo (ACE) realizou na noite do dia 06/12 às 20h00 na sede social da entidade a reunião com o núcleo Café & Leite com as presenças da analista técnica do Programa Empreender da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil(CACB) Anelise Rambo e da Dorvalina Augusto Torres(Duda) coordenadora do Programa Empreender da Federaminas, na qual, estão avaliando o Programa no município. Também estavam presentes na reunião o presidente da ACE Tiago Corrêa dos Reis e a executiva Thaís Alves Ferreira.
Dentre os empresários do agronegócio, estavam representando as seguintes Fazendas: Fazenda Barreiro, Fazenda Barão, Café Formoso, Café Caeté, Fazenda Caeté, Fazenda Manain e Fazenda Morro de Ponta.
Assim, elevar a competitividade e conseqüentemente a sobrevivência das micro e pequenas empresas é o objetivo principal do Empreender, um programa que busca incentivar a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver lideranças empresariais.
De iniciativa da CACB, em parceria com o Sebrae, Federaminas e as Associações Comerciais, o programa está presente em todas as unidades federativas e visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais.
Os núcleos setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas Associações Comerciais. Nos núcleos, os empresários, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas. O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos originada na Alemanha, denominada METAPLAN.
A metodologia METAPLAN agrega a já conhecida tempestade de idéias em grupos (brainstorming) e a busca de metas e ações conjuntas.
O que reflete com fidelidade o espírito do Programa é a forma de associativismo que ele propõe. Por ela, ninguém é obrigado a participar de um Núcleo Setorial. O convencimento vem pela nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador de seu concorrente. E ainda com um diferencial: todos ganham.
O mais importante: O Programa vem conquistando o Brasil. Até o mês de julho de 2006, 30.000 empresas se reuniam semanalmente em todo o país para discutir os problemas que enfrentam no cotidiano, com resultados realmente notáveis.