O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Campo Belo (CONSEP), representado pelo Senhor José Bento Tourino de Abreu (Presidente do Órgão) solicitou, ao Vereador Luiz Libério dos Santos (Presidente da Casa Legislativa) o empréstimo do Plenário da Câmara Municipal, para que fosse realizada uma reunião com o seguinte tema: A Situação do Trânsito em Campo Belo.

Representando a Associação Comercial e Empresarial de Campo Belo estavam presentes o presidente José Geraldo Fernandes, diretores: Abel Rodrigues Neves, Paulo Onofre Ferreira, Sebastião Almeida Parreira e Wilton Alvarenga Luiz, dentre Vereadores, a Polícia Militar, bombeiros do 7º Pelotão de Oliveira,comerciantes, empresários e diversos munícipes se reuniram na Câmara, na noite de quinta-feira (26/03) e, juntamente com o Chefe do Legislativo e o Presidente do CONSEP, discutiram os problemas do trânsito.

O Major José Eufrásio Barreto, Comandante da 161ª Cia da Polícia Militar de Campo Belo, no uso da palavra, relatou diversas deficiências no tráfego de veículos e pedestres no município. Segundo o militar, muitas faixas de pedestres foram colocadas na cidade, pela Prefeitura, sem o auxílio de um engenheiro de trânsito ou até mesmo da PM. O Major usou como exemplo as faixas da Avenida Afonso Pena, que não são adequadas.

Segundo os munícipes, é de conhecimento de todos que os motoristas de Campo Belo não respeitam a referida faixa de travessia. Na cidade de Lavras, por exemplo, basta o cidadão pisar em uma delas, que os carros param e as pessoas podem atravessar com total segurança.

A Vereadora Marilena Neves Passos relatou que estava trafegando na Praça dos Expedicionários, ao lado do Salão Imagem e parou para uma senhora atravessar na faixa (que fica ao lado da Igreja Nova Matriz, porém um motociclista, empregando alta velocidade em seu veículo, quase atropelou a sexagenária.

A Área Azul também foi lembrada pelos presentes. Segundo relatos, teria sido mal administrada pelo Executivo e acabou deixando de existir. Caso fosse bem gerida, o problema da falta de estacionamento poderia ter sido sanado há muito tempo.

A falta de estacionamento também se dá pelo fato de comerciantes limitarem a vaga em frente aos seus comércios, tornando, assim, o local privativo, às vezes sem a autorização e conhecimento da polícia. Muitos pedem autorização apenas para a Prefeitura ou o fazem sem a anuência de nenhuma autoridade.

Também foram apontados problemas como a falta de rotatórias, semáforos, faixas de pedestres, de rampas para acessibilidade e carros de propaganda com som muito alto.

No momento da reunião, um veículo que transitava pela Rua João Pinheiro, interrompeu a palavra do Presidente do CONSEP, com o alto som propagado pelo seu carro. Som, esse, de propaganda.

O Major Barreto explicou que será necessária a aquisição de equipamentos de aferição do som (decibelímetro), para que a Lei seja cumprida e os veículos e comércios não ultrapassem os 80 decibéis permitidos.

A Vereadora Fátima Salume também lembrou a todos que a coleta de lixo, na Av. Afonso Pena, é feita pela manhã e em horário de pico, trazendo lentidão para aqueles que transitam pela via.

A municipalização do trânsito e a vinda de um engenheiro especialista foram vistos como a principal solução para este grave problema. Com a educação, a fiscalização e, finalmente, a punição para as infrações, o motorista respeitará o trânsito.

Os Vereadores tentarão se reunir com o Executivo para discutirem este assunto e uma nova reunião será marcada para a última quinta-feira do mês de abril. Vale ressaltar que o Executivo foi convidado a comparecer na reunião, mas não mandou nenhum representante.

O Major Barreto finalizou explicando que apenas 06 agentes de trânsito, em Campo Belo, seriam necessários e que os mesmos fiscalizarão, aplicarão multas e farão a vistoria em pequenos acidentes sem vítimas, deixando os policiais livres para zelarem pela segurança dos munícipes.

Fonte: Câmara Municipal de Campo Belo 

Galeria de fotos

<< Voltar

Oi, tudo bem? Clique em algum dos setores abaixo e converse conosco pelo WhatsApp.

Vamos conversar no WhatsApp?